sexta-feira, 18 de maio de 2007

Finalização do blogger


Esta última postagem tem como função finalizar meu trabalho realizado ao longo deste período.O blogger se trata de uma das matérias dadas pelos professores Cláudio Yudi e Ana Carolina Nunes de Ciências Morfológicas,que é o estudo das articulações,tanto na parte macrospópica quanto na microscópica.
Este trabalho em minha opinião teve como função o melhor aprendizado da matéria dada,além de nos incentivar a pesquisar tanto na internet,quanto em livros informações e fotos.
Eu tive certa dificuldade em fazer este trabalho devido ao fato de nunca ter lidado com um blogger antes,algumas fotos tiradas por mim de figuras de alguns livros tanto da parte macroscópica como da microscópica desta matéria,não foram postadas,isso porque sempre que eu tentava colocá-las ocorria algum problema na internet,não sei o porque já que as fotos estavam no tamanho ideal.
Espero que todos que visitaram meu blogger tenham gostado!!!!
Muito obrigada

Aline
Matriz:
A matriz óssea é composta por uma parte orgânica e uma inorgânica.
A parte inorgânica representa cerca de 50% do peso da matriz óssea.Os íons mais encontrados são o fosfato e o cálcio,há também bicarbonato,magnésio,potássio,sódio e sitrato em pequenas quantidades.
A parte orgânica da matriz é formada por fibras colágenas (95%) e por pequena quantidade de substância fudamental amorfa que contém mucopolissacarídeos,ácidos e neutros associados a proteínas,umas das quais conhecida como osteomucóide.


Trabéculas Osseas:espaço entre as cavidades(existente no osso esponjoso),são constituidas por fibras colágenas(colágeno tipo 1) e substância fundamental(proteoglicanas) depositadas por osteoblastos presentes no endósteo e posteriormente mineralizadas (deposição de hidroxiapatita).

Lacuna:São buracos nos óssos,onde os osteócitos e os condrócitos se inserem.

Canalículos:São extensões que vão ligar as Lacunas.


As superfícies internas e externas dos ossos são recobertas por membranas conjutivas,que formam o endósteo e o periósteo,respectivamente.O revestimento das superfícies ósseas é essencial para a manutenção do tecido,pois as áreas de reabsorção óssea aparecem nos locais que perderam revestimento conjutivo ou a camada de osteoblástos.
Periósteo:é formado por tecido conjutivo denso muito fibroso em sua parte externa e mais celular e vascular na porção interna,junto ao tecido ósseo.
Endósteo:é semelhante ao periósteo sendo muito mais delgado.Nele não se distinguem as duas camadas que geralmente são identificáveis no periósteo.
No tecido conjutivo do periósteo e endósteo existem vasos sanguineos que se ramificam e penetram nos ossos,através de canais encontrados na matriz óssea.
As principais funções do periósteo e do endósteo são nutrir o tecido ósseo,pois seus vasos partem ramos que prenetam nos ossos pelos canais de Volkmann,e servir de fonte de osteoblastos para o crescimente e reparação dos ossos.
Os tecidos ósseos ilustrados a baixo são os tecidos mais abundantes dos ossos (órgãos): externamente temos uma camada de tecido ósseo compacto e internamente, de tecido ósseo esponjoso.
Figuras de tecidos ósseos

Tecido ósseo compacto

Foto retirada do site:http://www.afh.bio.br/sustenta/Sustenta2.asp

Tecido ósseo esponjoso

Foto retirada do site:http://www.afh.bio.br/sustenta/Sustenta2.asp



Figura retirada do site:curlygirl.naturlink.pt/tecidosa.htm

A figura acima está indicando os tipos de tecido ósseo,os osteócitos que são células existentes neste tecido,o canal de Havers,e o periósteo.


Tecido ósseo:
O tecido ósseo é um dos mais resistentes e rígidos do corpo humano.Como tecido especializado em suportar pressões,submetido a cartilagem,tanto na ontogênese como na filogênese.Constituinte principal do esqueleto,serve de suporte para as partes moles e protege órgãos vitais,como os contidos nas caixas craniana e toráxica e no canal raquidiano.Aloja e protege a medula óssea,formadora das células do sangue.Além dessas funções ,proporciona apoio aos músculos esqueléticos,transformando suas contrações em movimentos úteis,e constitui um sistema de alavancas que amplia as forças geradas na contração muscular.
O tecido ósseo é formado por células e um material intercelular calcificado,a matriz óssea.As células são:


Osteócitos:Se situam em cavidades ou lacunas no interior da matriz.São células achatadas,com forma de amendoa e prolongamentos citoplasmáticos que,ao menos nos ossos recém-formados,ocupam toda a extenção dos canalículos.Gradualmente os osteócitos retraem os prolongamentos,deixando as partes terminais dos canalículos ocupadas por substância fundamental amorfa PAS-positiva.
Os osteócitos são essenciais para a manutenção da matriz mineralizada do osso e sua morte é seguida por reabsorção da matriz.


Osteoblastos:São as células que sintetizam a parte orgânica (colágeno e proteoglicanas) da matriz óssea.Dispõem-se sempre nas superfícies ósseas,lado a lado num arranjo que lembra um epitélio simples.Quando em intensa atividade sintética são cubóides,com citoplasma muito basófilo;porém,em estado pouco ativo,tornam-se achatados e a basofilia citoplasmática diminue.Possuem prolongamentos citoplasmáticos que se prendem aos dos osteoblástos vizinhos.Esses prolongamentos se tornam mais evidentes quando um osteoblásto é envolvido pela matriz,pois são responsáveis pela formação dos canalículos que se irradiam das lacunas.Uma vez aprisionado pela matriz recém-sintetizada,o osteoblásto passa a ser chamado de osteócito.A matriz se deposita ao redor do corpo da célula e de seus prolongamentos,formando assim as lacunas e os canalículos,respectivamente.
Os osteoblástos em forma de síntese mostram as características ultra-estruturais das células produtoras de proteínas,com o retículo endoplasmático granular e aparaelho de Golgi desenvolvidos.São células polarizadas cuja secreção é eliminada pela estremidade da célula em contato com o osso.O núcleo que é grande e claro é no osteoblásto ativo,situa-se na extremidade da célula afastada da matriz.A matriz óssea adjacente aos osteoblástos ativos e que não está calcificada recebe o nome de ostóide ou pré-osso.Nos osteoblástos ativos tem-se observado grânulos citoplasmáticos,PAS-positivos,prováveis precursores das glicosaminoglicanas (mucopolissacarídeos)neutras da matriz.

Osteoclastos:São células globosas,gigantes,móveis,contendo de seis a cinqüenta núcleos ou mais que aparecem nas superfícies ósseas quando ocorre reabsorção do tecido.Freqüentemente,os osteoclastos situam-se em depressões da matriz,tem citoplasma granuloso,algumas vezes com vacúolos,fracamente basófilo nos osteoclastos jovens e acidófilo nos maduros.os osteoclastos contêm numerosos lisosomas,dando,portanto reação histoquímica positiva para a fosfatase ácida.
O papel exato dos osteoclastos na reabsorção óssea não está ainda perfeitamente esclarecido.Todavia,há evidências de que eles secretam uma colagenase,que ataca a parte orgânica da matriz óssea.Além disso eles englobam e solubilizam os cristais contendo cálcio
que se destacam da matriz durante a reabsorção desta.

Como no tecido ósseo não existe difusão de substâncias através da matriz classificada do osso a nutrição dos osteócitos depende de canalículos que existem na matriz.Esse canalículos permitem a comunicação dos osteocitos com seus vizinhos,com as superfícies externa e interna do osso e com os canais vasculares da matriz.
Todos os ossos são revestidos em suas superfícies externas e internas por membranas conjutivas,o periósteo e o endósteo,respectivamente.



Foto de uma lâmina contendo tecido ósseo
A foto mostra claramente as estruturas presentes neste tecido ósseo


quinta-feira, 17 de maio de 2007

Fotos de cartilagem elástica

A foto acima se trata de uma cartilagem elástica,estão sendo indicadas por setas o pericôndrio,as fibras elásticas,a lacuna de um condrócito.

Foto retirada do site:www.virtual.epm.br/material/histologia/histo/fig23.htm


Foto acima foi retirada do site:www.afh.bio.br/sustenta/Sustenta3.asp - 25k

Fotos de Cartilagem Fibrosa


Foto retirada do site:www.afh.bio.br/sustenta/Sustenta3.asp - 25k


Estão sendo indicados na figura acima por setas os condrócitos e as fibras colágenas.


Está indicada na figura,os condrócitos,as fibras colágenas tipo 1,e a matriz extracelular.

Foto retiradas do site:http://www.lab.anhb.uwa.edu.au/mb140/CorePages/Cartilage/Cartil.htm


Fotos da Cartilagem hialina:
Foto retirada do site:www.afh.bio.br/sustenta/Sustenta3.asp - 25k

Na foto acima os condrócitos e o pericôndrio estão indicados por setas




Foto retirada do site:www.curlygirl.naturlink.pt/tecidosa.htm

A seta na foto acima está indicando o pericôndrio da cartilagem hialina.

Pericôndrio:Todas as peças de cartilagem hialina,exceto a cartilagem articular,são envolvidas por uma camada de tecido conjuntivo,denso na sua maior parte,o pericôndrio,cuja integridade é formação de ácido láctico como produto final.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Micromorfologia das articulações

Faz parte do estudo da micromorfologia das articulações , o tecido ósseo e também o tecido cartilaginoso,que são especialidades do tecido conjuntivo.

Os tecidos conjuntivos caracterizam-se morfologicamente por apresentarem diversos tipos de células ,separadas por abundante material intercelular sintetizado por elas.A riqueza em material é uma de suas caracteristicas mais importantes.Esse material é representado por uma parte com estrutura microscópica definida,as fibras do conjunto,e por uma parte não estruturada,a substância fundamental amorfa.Banhando as células,as fibras e a substância amorfa,há uma pequena quantidade de fluido ,o plasma intersticial.No entanto ,a maior parte de água extracelular presente no conjuntivo não está livre,mas sob a forma de água de solvatação das macromoléculas de proteínas e mucopolissacarídeos. As fibras do conjuntivo são de três tipos:colágenas,elásticas e reticulares .
Os tecidos conjuntivos são vascularizados(possuem vazos sanguineos),e inervados(terminações nervosas),e desempenham as funções de sustentação,preenchimento,defesa e nutrição.

Fibras colágenas:São as mais frequentes no tecido conjuntivo,no estado fresco são brancas,conferindo essas cor aos tecidos nos quais predominam.São constituidas por moléculas alongadas e paralelas,em muitos tecidos as fibras colágenas aparecem agrupadas em arranjo paralelo,formando feixes de fibras colágenas.
Elas são constituidas por uma escleoroproteina denominada colágeno,que tem composição de aminoácidos bem característica.

Fibras elásticas:São mais delgadas e não apresentam estriação longitidinal.Ramificam-se e ligam-se umas as outras,formando uma trama de malhasmuito irregulares.Quando vistas a fresco em grande quantidade,tem uma cor amarelada.Elas cedem facilmente mesmo a trações mínimas,porém retomam sua forma inicial tão logo cessem as forças deformantes.
As fibras elásticas são sintetizadas por células diversas,principalmente fibroblastos,condrócitos e células musculares lisas.Seu componente principal é a proteína elastina,que é uma escleroproteína muito mais resistente aos processos extrativos do que o colágeno.

Fibras reticulares:São fibras muito delicadas,cujo diâmetro é comparável ao das fibrilas colágenas e que se dispõem formando uma rede,são também chamadas de fibras argirófilas do conjuntivo.
Quimicamente são formadas principalmente pela proteína colágeno.As fibras reticulares são particularmente abundantes,formando o arcabouço dos órgãos hemopoéticos(baço,medula óssea vermelha,etc.)Alé disso formam redes em torno das células de muitos órgão epiteliais,como por exemplo,o fígado.

Tecido cartilaginoso:O tecido cartilaginoso,também chamado simplismente de cartilagem,tem consistência rígida,embora seja menos resistente a pressões do que o tecido ósseo.Sua superfície é ligeiramente elástica e muito lisa,facilitando os deslizamentos.Desempenha função de suporte,acrescentando a de revestir as superfícies articulares,facilitando os movimentos. As propriedades do tecido cartilaginoso,relacionadas ao seu papel fisiológico,dependem da estrutura físico-química da matríz.Ele não possui vasos sanguineos,sendo nutrido pelos capilares do conjuntivo envolvente ou através do líquido sinovial das cavidades articulares,e também é desprovido de vasos linfáticos e de nervos(não é inervado,nem vascularizado).

Composição do tecido cartilaginoso:O tecido cojuntivo cartilaginoso é composto por células,fibras proteicas,substancia intercelular e condrica(substância mucopolisacarídea com consistência de borracha).

Células:As células geralmente encontradas na cartilagem são os condrócitos e seus precursores,conhecidos como condroblastos.A função das células é produzir uma matriz com características adequadas e mantê-las em estado normal,a morte das células acarreta a degeneração da matriz.

Fibras proteicas:Colágeno em grande quantidade e poucas fibras elásticas.Na cartilagem hialina,colágeno tipo 2 correspode a 40% de seu peso seco.

Matriz:A matriz extracelular é constituida por fibras e substância fundamental(gel aquoso). Os proteoglicanos são os principais componentes,sendo o principal constituinte da matriz extracelular,(proteo=proteína;glicano=polissacarídeos).Os proteoglicanos mais comuns são o sulfato de queratina e o sulfato conroitina.

Tipos de cartilagem:

Cartilagem hialina:Forma o primeiro esqueleto do embrião,que,depois é substituido por osso,mesmo assim alguns locais dos ossos mantêm esse tipo de cartilagem.Este tipo de cartilagem possui moderada quantidade de fibras colágenas,e é encontrada no disco epifisário,fossas nasais,brônquios e na traquéia.

Cartilagem elástica:Apresenta pequena quantidade de colágeno e grande quantidade de fibras elásticas.Este tipo de cartilagem é encontrada na laringe,na epiglote,na tuba auditiva,no pavilhão auditivo,e no conduto auditivo externo.

Cartilagem fibrosa:Apresenta abundante quantidade de fibras colágenas.É encontrada nos chamados discos intervertebrais e na sínfise púbiana,suportando altas pressões.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Nomenclatura das articulações

As articulações são nomeadas da seguinte forma:quando existe uma articulação entre dois ossos de nomes iguais, usa-se a palavra inter + o nome do osso,para especificar a nomenclatura correta para tal articulação.Ex: intercervical.
No entanto existem algumas exceções em relação a essa regra.Ex:atlanto-axial.

Abaixo exemplos de articulações variadas(nomenclatura):
-Entre a última cervical e a primeira torácica:cérvico-toráxica
-Entre a última toráxica e a primeira lombar:tóraco-lombar
-Entre o osso sacral e a primeira vértebra coccígena:sacro coccígena
-Entre a costela e o osso externo:articulação esterno costal
-Entre a escápula mais o úmero:escápulo-umeral
-Úmero+rádio+ulna:úmero rádio ulnar
-Rádio+primeira fileira dos ossos do carpo:rádio-cárpica
-2 fileiras do carpo:articulção inter-cárpica
-Fileira distal+metacarpo:carpo-metacárpico
-Metacarpo+sesamóide:metacarpo sesamoideana
-Metacarpo+falange proximal:metacarpo falangiana
-Falange proximal+falange média:interfalangiana proximal
-Falange média+falange distal:interfalangiana distal
-Osso coxal+fêmur:coxo-femoral
-Fêmur+tíbia:fêmuro tibial
-Fêmur+patela+tíbia:fêmuro-tíbio-patelar
-Tíbia+tarso:tíbio-társica
-Tasso+metatarso:tarso-metatársica
-Metatarso+sesamóide:metatarso sesamoideano
-Metatarso+falange proximal:metatarso falangiana
-Falange proximal+média:interfalangiana proximal
-Falange distal+média:interfalangiana distal

terça-feira, 1 de maio de 2007

Classificação Morfológica das Articulações Sinoviais

-Planas:As superfícies articulares são planas ou ligeiramente curvas,o que permite um deslizamento de uma superfície sobre a outra em qualquer direção,esse deslizamento é discreto,fazendo com que a amplitude do movimento seja bastante reduzida. Entretanto, deve-se ressaltar que pequenos deslizamentos entre vários ossos articulados permitem apreciável variedade e amplitude de movimento.Um exemplo de articulação sinovial plana ocorre nos ossos do carpo.
-Gínglimo:É também conhecida como dobradiça,devido aos movimentos que estas realizam,essas superfícies articulares permitem os movimentos de flexão e extenção.Um exemplo é a articulação Femur-tibio-patelar.
-Cilindróide:Também conhecida como trocóide ,na qual as superfícies articulares são segmentos de cilindro.Estas articulações permitem rotação e seu eixo de movimento,único é vertical:são mono-axiais.Um exemplo é a articulação radio-ulnar proximal (entre o rádio e a ulna).
-Condilar:As superfícies articulares possuem forma elíptica e elipsóide,uma superfície ovóide(condilo) se aloja em uma cavidade elíptica.Estas articulações permitem flexão,extenção,adução e abdução,mas não a rotação,possuem dois eixos de movimento,sendo portanto bi-axiais.Um exemplo é a articulação temporo-mandibular.
-Esferóide:Apresenta superfícies articulares que são segmentos de esferas,e se encaixam em receptáculos ocos.Este tipo de articulação permite movimentos em torno de três eixos,sendo portanto tri-axial,possibilitam movimentos de flexão,extenção,adução,abdução,rotação e circundação.Um exemplo é a articulação do ombro a escápulo-úmeral(entre o úmero e a escápula).
-Selar:É quando a superfície articular de uma peça esquelética tem a forma de sela,apresentando concavidade num sentido e convexidade em outro,e se encaixa numa segunda peça onde convexidade e concavidade apresentam-se no sentido inverso da primeira.Esta articulação permite flexão,extenção,adução,abdução e rotação( consequêntemente, também circundação),mas é classificada como bi-axial,isso porque a rotação isolada não pode ser realizada ativamente pelo polegar sendo só possível com a combinação dos outros movimentos.Um exemplo é a articulação carpo-metecárpica do polegar.
-Elipsóide:As superfícies articulares possuem a forma elíptica,não permitindo movimentos de rotação.É um segmento de elípse em uma cavidade.Um exempo é a articulação rádio-cárpica.

Classificação de acordo com o número de eixos em torno dos quais realizam-se os movimentos

As articulações podem realizar movimentos em torno de um,dois,ou três eixos.Quando uma articulação realiza movimentos apenas em torno de um eixo,diz-se que é mono-axial ou que possui um só grau de liberdade;será bi-axial a que os realiza em torno de dois eixos (dois graus de liberdade);e tri-axial se eles forem realizados em torno de três eixos (três graus de liberdade).Assim ,as articulações que só permitem a flexão e a extenção,como a do cotovelo,são mono-axiais;aquelas que realizam extenção,flexão,adução e abdução,como a rádio-cárpica(articulação do punho),são bi-axiais;e as que além de flexão,extenção,adução e abdução,permitem também a rotação,são ditas tri-axiais,cujos exemplos tipicos são as articulações do ombro e do quadril.