domingo, 8 de abril de 2007

Estudo das Articulações

Este blogger é um trabalho que foi passado pelos professores do primeiro período de Veterinária da Uniube,que servirá,na minha opinião,para que possamos adquirir um conhecimento maior na matéria de Ciências Morfológicas,que é dada pelos professores, Claudio Yudi (parte microscópica) e Ana Carolina(parte macroscópica),do estudo da Artrologia.


As peças ósseas conectam-se entre si pelas chamadas articulações,que permitem a estruturação do esqueleto e a realização dos movimentos ósseos necessários aos diversos organismos.As articulações são classificadas de acordo com o meio de união entre as superfícies articulares,elas recebem os seguintes nomes:Fibrosas,Cartilaginosas e Sinoviais.

Articulações Fibrosas: São todas as articulações nas quais os ossos são mantidos por tecido conjuntivo fibroso ou ligamento sutural ,como também é conhecido.Existem dois tipos principais de articulações fibrosas , as Suturas e as Sindesmoses,existindo tambem as chamadas Gonfoses.

Suturas =
Ex: são encontradas entre os ossos do crânio

Termos Morfológicos:

-Serrátil;
-Denticulada;
-Escamosa;
-Limbosa;
-Esquindilese.


Obs: Os termos morfológicos estão relacionados ao que podemos conluir a partir de nossa visão e tato,no caso das Suturas Escamosas (bordas articuladas encaixando-se em bisel) podemos identificalas se as tocarmos.


Sindesmoses: Nestas Suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso,ocorrendo entre os ossos do corpo.
Ex: metacarpos do equino,rádio e ulna.

Gonfoses: É uma articulação fibrosa restrita á fixação dos dentes,se encotra entre a raíz do dente e seu alvéolo. As Gonfoses também são chamadas de articulações em cavilha.
Ex: Fixam os dentes nas cavidades alveolares,mandíbula e maxilas.
Articulações Cartilaginosas: Nessas Articulações os ossos são unidos por tecido cartilaginoso,isso porque pequenos movimentos são possíveis. As Articulações Cartilaginosas também são conhecidas como camadas anfiartroses e podem ser classificadas em Sincondrose ou Sínfise.
Sincondroses: Muitas são articulações temporáreas,em que a cartilagem será substituida por osso com o passar do tempo,os ossos de uma articulação tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina. As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes.
Ex: Sincondroses cranianas:esfeno-etmoidal,pós-craniana:múltipla...


Sínfises: As superfícies articulares dos ossos unidos por sínfises estão cobertos por uma camada de cartilagem hialina. Entre os ossos da articulação há um disco fibrocartilaginoso é característica distintiva da sínfise. Esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos. A articulação entre os ossos púbicos e a articulação entre os corpos vertebrais são exemplos de sínfises. Durante o desenvolvimesnto as duas metades da mandíbula estão unidas por uma sínfise mediana,mas essa articulação torna-se completamente ossificada na idade adulta.
Ex:-manúbrio-external;
-intervertebrais;
-sacrais;
-púbica;
-do mento.

Articulações Sinoviais: Neste tipo de articulação,as faces articulares dos osso não estão em continuidade. Elas estão cobertas por uma cartilagem hialina especializada e o contato esta restrito a esta cartilagem. O contato é facilitado pelo líquido sinovial. Essas articulações são revestidas por uma cápsula fibrosa.


Foto de uma articulação Sinovial:


Figura de uma Articulação coxo-femoral normal:


Articulação da Coluna lomb

4 comentários:

Prof. Cláudio Yudi disse...

Olá,

Estão de parabéns!

Coloquem mais:

conteúdo
fotos
desennhos
micromorfologia
comparações entre as espécies

Att.

Prof. Cláudio Yudi

Ana Maria disse...

Oi Aline...
Meu Nome é Ana Maria Steffen de Lima, sou estudante do primeiro semestre do curso de medicina veterinária da FAI Faculdades, em Itapiranga- SC.
E gostaria de lhe dar parabens pela sua dedicação, pois tenho um trabalho para fazer com relação ao sistema articular e sem querer achei seu blog...

Mto legal...
Parabens mesmo, com serteza vai ser uma ótima medica veterinária...

Bjs e boa sorte com o Curso...

Se quiser tc comigo meu msn é msn.anamaria@hotmail.com. Podemos trocar ideias a respeito do curso...

Atenciosamente AMSL!!!

Unknown disse...

Tb faço vet, me ajudou bastante seu blog. Obrigada :) com "serteza" com "s" foi de doer rs beijos

Unknown disse...

Me ajudou muito, pis faço curso de aux.veterinario .