terça-feira, 1 de maio de 2007

Classificação Morfológica das Articulações Sinoviais

-Planas:As superfícies articulares são planas ou ligeiramente curvas,o que permite um deslizamento de uma superfície sobre a outra em qualquer direção,esse deslizamento é discreto,fazendo com que a amplitude do movimento seja bastante reduzida. Entretanto, deve-se ressaltar que pequenos deslizamentos entre vários ossos articulados permitem apreciável variedade e amplitude de movimento.Um exemplo de articulação sinovial plana ocorre nos ossos do carpo.
-Gínglimo:É também conhecida como dobradiça,devido aos movimentos que estas realizam,essas superfícies articulares permitem os movimentos de flexão e extenção.Um exemplo é a articulação Femur-tibio-patelar.
-Cilindróide:Também conhecida como trocóide ,na qual as superfícies articulares são segmentos de cilindro.Estas articulações permitem rotação e seu eixo de movimento,único é vertical:são mono-axiais.Um exemplo é a articulação radio-ulnar proximal (entre o rádio e a ulna).
-Condilar:As superfícies articulares possuem forma elíptica e elipsóide,uma superfície ovóide(condilo) se aloja em uma cavidade elíptica.Estas articulações permitem flexão,extenção,adução e abdução,mas não a rotação,possuem dois eixos de movimento,sendo portanto bi-axiais.Um exemplo é a articulação temporo-mandibular.
-Esferóide:Apresenta superfícies articulares que são segmentos de esferas,e se encaixam em receptáculos ocos.Este tipo de articulação permite movimentos em torno de três eixos,sendo portanto tri-axial,possibilitam movimentos de flexão,extenção,adução,abdução,rotação e circundação.Um exemplo é a articulação do ombro a escápulo-úmeral(entre o úmero e a escápula).
-Selar:É quando a superfície articular de uma peça esquelética tem a forma de sela,apresentando concavidade num sentido e convexidade em outro,e se encaixa numa segunda peça onde convexidade e concavidade apresentam-se no sentido inverso da primeira.Esta articulação permite flexão,extenção,adução,abdução e rotação( consequêntemente, também circundação),mas é classificada como bi-axial,isso porque a rotação isolada não pode ser realizada ativamente pelo polegar sendo só possível com a combinação dos outros movimentos.Um exemplo é a articulação carpo-metecárpica do polegar.
-Elipsóide:As superfícies articulares possuem a forma elíptica,não permitindo movimentos de rotação.É um segmento de elípse em uma cavidade.Um exempo é a articulação rádio-cárpica.

Nenhum comentário: