sexta-feira, 18 de maio de 2007

Matriz:
A matriz óssea é composta por uma parte orgânica e uma inorgânica.
A parte inorgânica representa cerca de 50% do peso da matriz óssea.Os íons mais encontrados são o fosfato e o cálcio,há também bicarbonato,magnésio,potássio,sódio e sitrato em pequenas quantidades.
A parte orgânica da matriz é formada por fibras colágenas (95%) e por pequena quantidade de substância fudamental amorfa que contém mucopolissacarídeos,ácidos e neutros associados a proteínas,umas das quais conhecida como osteomucóide.


Trabéculas Osseas:espaço entre as cavidades(existente no osso esponjoso),são constituidas por fibras colágenas(colágeno tipo 1) e substância fundamental(proteoglicanas) depositadas por osteoblastos presentes no endósteo e posteriormente mineralizadas (deposição de hidroxiapatita).

Lacuna:São buracos nos óssos,onde os osteócitos e os condrócitos se inserem.

Canalículos:São extensões que vão ligar as Lacunas.


As superfícies internas e externas dos ossos são recobertas por membranas conjutivas,que formam o endósteo e o periósteo,respectivamente.O revestimento das superfícies ósseas é essencial para a manutenção do tecido,pois as áreas de reabsorção óssea aparecem nos locais que perderam revestimento conjutivo ou a camada de osteoblástos.
Periósteo:é formado por tecido conjutivo denso muito fibroso em sua parte externa e mais celular e vascular na porção interna,junto ao tecido ósseo.
Endósteo:é semelhante ao periósteo sendo muito mais delgado.Nele não se distinguem as duas camadas que geralmente são identificáveis no periósteo.
No tecido conjutivo do periósteo e endósteo existem vasos sanguineos que se ramificam e penetram nos ossos,através de canais encontrados na matriz óssea.
As principais funções do periósteo e do endósteo são nutrir o tecido ósseo,pois seus vasos partem ramos que prenetam nos ossos pelos canais de Volkmann,e servir de fonte de osteoblastos para o crescimente e reparação dos ossos.

Nenhum comentário: