terça-feira, 8 de maio de 2007

Micromorfologia das articulações

Faz parte do estudo da micromorfologia das articulações , o tecido ósseo e também o tecido cartilaginoso,que são especialidades do tecido conjuntivo.

Os tecidos conjuntivos caracterizam-se morfologicamente por apresentarem diversos tipos de células ,separadas por abundante material intercelular sintetizado por elas.A riqueza em material é uma de suas caracteristicas mais importantes.Esse material é representado por uma parte com estrutura microscópica definida,as fibras do conjunto,e por uma parte não estruturada,a substância fundamental amorfa.Banhando as células,as fibras e a substância amorfa,há uma pequena quantidade de fluido ,o plasma intersticial.No entanto ,a maior parte de água extracelular presente no conjuntivo não está livre,mas sob a forma de água de solvatação das macromoléculas de proteínas e mucopolissacarídeos. As fibras do conjuntivo são de três tipos:colágenas,elásticas e reticulares .
Os tecidos conjuntivos são vascularizados(possuem vazos sanguineos),e inervados(terminações nervosas),e desempenham as funções de sustentação,preenchimento,defesa e nutrição.

Fibras colágenas:São as mais frequentes no tecido conjuntivo,no estado fresco são brancas,conferindo essas cor aos tecidos nos quais predominam.São constituidas por moléculas alongadas e paralelas,em muitos tecidos as fibras colágenas aparecem agrupadas em arranjo paralelo,formando feixes de fibras colágenas.
Elas são constituidas por uma escleoroproteina denominada colágeno,que tem composição de aminoácidos bem característica.

Fibras elásticas:São mais delgadas e não apresentam estriação longitidinal.Ramificam-se e ligam-se umas as outras,formando uma trama de malhasmuito irregulares.Quando vistas a fresco em grande quantidade,tem uma cor amarelada.Elas cedem facilmente mesmo a trações mínimas,porém retomam sua forma inicial tão logo cessem as forças deformantes.
As fibras elásticas são sintetizadas por células diversas,principalmente fibroblastos,condrócitos e células musculares lisas.Seu componente principal é a proteína elastina,que é uma escleroproteína muito mais resistente aos processos extrativos do que o colágeno.

Fibras reticulares:São fibras muito delicadas,cujo diâmetro é comparável ao das fibrilas colágenas e que se dispõem formando uma rede,são também chamadas de fibras argirófilas do conjuntivo.
Quimicamente são formadas principalmente pela proteína colágeno.As fibras reticulares são particularmente abundantes,formando o arcabouço dos órgãos hemopoéticos(baço,medula óssea vermelha,etc.)Alé disso formam redes em torno das células de muitos órgão epiteliais,como por exemplo,o fígado.

Tecido cartilaginoso:O tecido cartilaginoso,também chamado simplismente de cartilagem,tem consistência rígida,embora seja menos resistente a pressões do que o tecido ósseo.Sua superfície é ligeiramente elástica e muito lisa,facilitando os deslizamentos.Desempenha função de suporte,acrescentando a de revestir as superfícies articulares,facilitando os movimentos. As propriedades do tecido cartilaginoso,relacionadas ao seu papel fisiológico,dependem da estrutura físico-química da matríz.Ele não possui vasos sanguineos,sendo nutrido pelos capilares do conjuntivo envolvente ou através do líquido sinovial das cavidades articulares,e também é desprovido de vasos linfáticos e de nervos(não é inervado,nem vascularizado).

Composição do tecido cartilaginoso:O tecido cojuntivo cartilaginoso é composto por células,fibras proteicas,substancia intercelular e condrica(substância mucopolisacarídea com consistência de borracha).

Células:As células geralmente encontradas na cartilagem são os condrócitos e seus precursores,conhecidos como condroblastos.A função das células é produzir uma matriz com características adequadas e mantê-las em estado normal,a morte das células acarreta a degeneração da matriz.

Fibras proteicas:Colágeno em grande quantidade e poucas fibras elásticas.Na cartilagem hialina,colágeno tipo 2 correspode a 40% de seu peso seco.

Matriz:A matriz extracelular é constituida por fibras e substância fundamental(gel aquoso). Os proteoglicanos são os principais componentes,sendo o principal constituinte da matriz extracelular,(proteo=proteína;glicano=polissacarídeos).Os proteoglicanos mais comuns são o sulfato de queratina e o sulfato conroitina.

Tipos de cartilagem:

Cartilagem hialina:Forma o primeiro esqueleto do embrião,que,depois é substituido por osso,mesmo assim alguns locais dos ossos mantêm esse tipo de cartilagem.Este tipo de cartilagem possui moderada quantidade de fibras colágenas,e é encontrada no disco epifisário,fossas nasais,brônquios e na traquéia.

Cartilagem elástica:Apresenta pequena quantidade de colágeno e grande quantidade de fibras elásticas.Este tipo de cartilagem é encontrada na laringe,na epiglote,na tuba auditiva,no pavilhão auditivo,e no conduto auditivo externo.

Cartilagem fibrosa:Apresenta abundante quantidade de fibras colágenas.É encontrada nos chamados discos intervertebrais e na sínfise púbiana,suportando altas pressões.

Nenhum comentário: